Para entender quais são as características comuns aos Sistemas Especialistas, basta examinar o que estes fazem:
  1. resolvem problemas muito complexos tão bem quanto ou melhor que especialistas humanos;
  2. raciocinam heuristicamente, usando o que os peritos consideram efetivamente regras práticas;
  3. interagem com usuários humanos utilizando inclusive linguagem natural;
  4. manipulam e raciocinam sobre descrições simbólicas;
  5. funcionam com dados errados e regras incertas de julgamento;
  6. contemplam hipóteses múltiplas simultaneamente;
  7. explicam porque estão fazendo determinada pergunta;
  8. justificam suas conclusões.
    O núcleo de um Sistema Especialista é a potência do corpo de conhecimento acumulado durante sua construção. Este conhecimento é explícito e organizado de forma a simplificar o processo de decisão. A importância deste fato deve ser suficientemente enfatizada: 'A acumulação e codificação de conhecimento é um dos mais importantes aspectos de um Sistema Especialista'.
    Esta implicação transcede à simples construção de programas para efetuar alguma tarefa, dado que o conhecimento que alimenta o Sistema Especialista é explícito e acessível - ao contrário dos programas convencionais.
    A maior capacidade  de um Sistema Especialista consiste em sua especialidade de alto nível que auxilia na solução de problemas. Este conhecimento especializado pode representar a experiência dos melhores peritos no campo. Sua especialização de alto nível, juntamente com a habilidade de aplicação, torna seu custo competitivo e apto a ganhar espaço no mercado comercial. A flexibilidade do sistema também auxilia aqui: ele pode crescer incrementalmente segundo as necessidades do negócio ou organização. Isto significa que pode se iniciar com um investimento relativamente modesto expandindo-o de acordo com as necessidades.
    O corpo de conhecimento do sistema que define a proficiência de um Sistema Especialista pode também oferecer uma capacidade adicional: a memória institucional. Se a base de conhecimento foi desenvolvida através de interação de pessoas chave da organização, isto representa a política corrente do grupo. Esta compilação de conhecimento vem a ser o consenso de opiniões de alto nível de um registro permanente das melhores estratégias utilizadas. Quando pessoas chaves desligam-se da organização, suas experiências permanecerão.
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