Você está aqui: Página Inicial Infraestrutura LIN

Laboratório de Informática

Os laboratórios atendem os alunos de graduação e pós-graduação latu-sensu e strito-sensu, fornecendo-lhes espaço de armazenamento em disco, acesso à internet, e-mail e ferramentas para realizar trabalhos acadêmicos.

 

LIN

 
 

Laboratórios de INformática. Os laboratórios atendem os alunos de graduação e pós-graduação latu-sensu e strito-sensu, fornecendo-lhes espaço de armazenamento em disco, acesso à internet, e-mail e ferramentas para realizar trabalhos acadêmicos.

Em 1987 o DIN aprovou o Projeto Permanente de Ensino "Laboratório de Ensino/Aprendizagem em Informática".

Projeto

Laboratório de Ensino/Aprendizagem em Informática. Projeto de ensino responsável pela coordenação, no que diz respeito aos recursos computacionais, das atividades de ensino/aprendizagem, básicas e complementares, dos alunos dos cursos específicos de Informática da UEM e dos professores do DIN.

É necessário que os alunos dos cursos específico de Informática da UEM tenham contato prático permanente e diversificado com recursos computacionais modernos. Este contato deve lhes ser assegurado, incentivado e acompanhado. Isto pode ser viabilizado com este projeto de ensino, que propõe a formação de um quadro de alunos instrutores para o acompanhamento das atividades dos demais alunos, como também uma melhor distribuição dos equipamentos conforme a sua utilização predominante.

Objetivos

  • Dimensionar e gerenciar todos os recursos computacionais, alocados no laboratório, necessários às atividades regulares de ensino, nos cursos de Ciência da Computação e Informática e pesquisas e extensão elaboradas pelo DIN;
  • Coordenar as formas de acesso e utilização dos recursos computacionais, definindo as prioridades e as estratégias para o atendimento da demanda;
  • Promover e acompanhar o trabalho de acadêmicos como consultores, de forma a permitir o aperfeiçoamento dos mesmos e facilitar a aprendizagem dos demais alunos do laboratório.


O Laboratório de Informática é o local do DIN destinado ao estudo, ensino e pesquisa por partes dos alunos e professores. Ele é composto por quatro salas (07, 09, 10 e 12), com um total de 85 computadores. Possui ainda três salas (15, 17 e 19), destinadas ao uso dos administradores e estagiários e ao data center.

Todos os usuários desses recursos do LIN possuem uma conta criada pelos administradores do Laboratório, a qual permite o acesso (através do login e senha) aos microcomputadores e à internet. 

Ações do documento
  null
  null