Você está aqui: Página Inicial Pesquisa Projetos de Pesquisa Investigação, Modelagem e Implementação de um Sistema de Visão Compartilhada em Urgência e Emergência Médica

Resumo

O grande fluxo de pacientes, profissionais da saúde, alunos de graduação, residentes e pós-graduação faz com que o setor de urgência e emergência do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) seja caracterizado por práticas médicas variadas, heterogêneas e interdependentes. As pessoas com diferentes funções e especialidades que atuam neste ambiente devem conhecer todas as atividades do grupo, além de suas tarefas individuais. Atualmente, este setor não dispõe de nenhum sistema automatizado e as informações essenciais às tarefas dos profissionais ficam arquivadas em quadros ou tabelas, atualizadas manualmente, sem controle e padronização. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a modelagem e implementação de um sistema de lousa eletrônica, que possibilite o gerenciamento de tarefas, atualização e acesso rápido às informações pelos profissionais envolvidos no setor de emergência do HUM. A natureza deste trabalho é uma pesquisa aplicada e qualitativa. Os principais resultados esperados são: apoiar o gerenciamento das atividades no setor de emergência e contribuir com seu aprimoramento e modernização; organizar e representar o conhecimento em uma ontologia no domínio de forma que possa ser reutilizada em pesquisas futuras; possibilitar a redução de custos com exames e procedimentos; e contribuir no ensino aos profissionais em formação. Adicionalmente, espera-se que com a informação disponibilizada de forma mais precisa e visível, a tomada decisão em momentos de emergência seja mais acertada, promovendo melhorias no atendimento à população.

Professores:

• Dra. Heloise Manica Paris Teixeira (Coordenadora) – DIN/UEM
  • Dr. Renato Balancieri – DIN/UEM
  • Dra. Madalena Dias – DIN/UEM
  • Dra. Janaina da Silva Martins –  HUM/UEM

Acadêmicos:

• Max Naegeler Roecker (Ciência da Computação – DIN/UEM)
  • João Ramalheira (Ciência da Computação – DIN/UEM)
  • Luiz Davantel (Ciência da Computação – DIN/UEM)
  • Guilherme Miyata Corrêa (Ciência da Computação – DIN/UEM)