25/07/2017 18:40, postada por Rafael Rodrigues dos Santos

Para onde ir depois de se formar?

    A Computação tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Da agricultura às vendas de e-commerce, das grandes multinacionais aos mercadinhos das esquinas, em todo lugar tem algum sistema agilizando tarefas.

    Além das diversas áreas em que um profissional da informática pode atuar, em cada uma há diferentes funções que podem ser exercidas, o que permite fácil realocação desse profissional em outros setores da mesma ou de outras empresas.

    Ao mesmo tempo que essa grande versatilidade traz uma certa segurança com relação ao ingresso no mercado de trabalho, ela também traz muitas dúvidas sobre o que fazer após a graduação. Afinal, quanto mais opções, mais queremos escolher, não é?

    Sendo assim, apresentamos algumas das principais áreas de atuação no ramo da Computação e com o que elas trabalham.

 

 

Administrador de banco de dados

    O administrador de banco de dados (DBA - DataBase Administrator) é responsável por manter e gerenciar banco de dados, ou sistema de banco de dados. Este profissional gerencia, atualiza e monitora o centro das informações de um sistema.

 

Analista de redes

    O analista de redes ou administrador de redes tem a incumbência de gerenciar a rede local, bem como recursos computacionais diretamente relacionados à rede.

 

Analista de segurança

    Responsável pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Também monitora tentativas de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa.

 

Analista de sistemas

    O analista de sistemas ou atualmente mais conhecido como sistematizador de informações, é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares e softwares e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações. Também elabora uma série de artefatos (documentos, diagramas, protótipos) que estabelecem padrões de desenvolvimento de modo a facilitar a comunicação entre os membros da equipe e assim agilizar a produção.

 

Analista de suporte

    O analista de suporte é um profissional de TI especialista em tecnologias, constantemente atualizado com novidades mercadológicas de Hardware e Software. Cuida da manutenção da estrutura física de computadores, da estrutura de Rede de área local de computadores e de sistemas operacionais. Ainda o Analista de Suporte é também um gestor de pessoas e relacionamentos.

 

Designer

    O designer gráfico é o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design gráfico. Logo, o designer gráfico é aquele profissional que traz ordem estrutural e forma à informação visual impressa.

 

Programador web

    Um profissional de programação web é responsável pelo desenvolvimento de sites, portais, fóruns e aplicações voltadas para o ambiente da internet. Normalmente estes serviços podem ser acessados por meio de um navegador e ficam hospedados em servidores web.

 

Programador desktop

    Um programador pode ser alguém que desenvolve ou faz manutenção de software em um grande sistema mainframe ou alguém que desenvolve software primariamente para uso em computadores pessoais.

 

Gerente de TI

    Mais que programar, o gerente de TI coordena equipes de desenvolvimento, cria, avalia e conduz projetos de sistemas e também pode prestar serviços de consultoria.

 

Empreendedor

    Os cursos de Ciência da Computação e Informática provêm uma ampla formação em várias áreas. Assim, o profissional é perfeitamente capaz de abrir seu próprio negócio, oferecendo serviços diversos, desde o desenvolvimento de soluções para uma área específica até a implantação de grandes sistemas e infraestruturas. No entanto, é importante destacar que um bom empreendedor nunca deixa de estudar e sempre busca se aprofundar tanto na informática como em outras áreas importantes para o sucesso do seu negócio.

 

Docente e pesquisador

    Embora menos comentada, a área acadêmica é muito promissora. Após fazer pesquisas no mestrado e no doutorado, o profissional pode dar aulas em instituições de ensino superior e também atuar em institutos de pesquisa.

 

 

    Independente da carreira escolhida, é fundamental ter um espírito crítico e curioso, gostar de desafios, acompanhar as tendências e as novas tecnologias, e claro, muita determinação. Afinal, não é da noite pro dia que uma grande ideia é posta em prática.


 

Referências

http://blog.unipe.br/graduacao/tecnologia-da-informacao-tudo-que-voce-precisa-saber

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/carreira/quais_as_areas_de_atuacao_em_informatica_tecnologia

http://www.blogdafei.com.br/cienciadacomputacao/areas-de-atuacao/

http://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/ciencia-da-computacao/