O que é o grupo PET?

O Programa de Educação tutorial é mantido pelo Ministério da Educação e Cultura, sob responsabilidade administrativa da Secretaria de Educação Superior. Consiste em um grupo formado de alunos bolsistas e colaboradores que contam com a orientação de um professor tutor, visando propiciar condições para a realização de atividades extra-curriculares que favoreçam a formação acadêmica de cada petiano, bem como colaborar ao máximo para a melhoria do curso de graduação. Assim cada integrante do grupo, além de ter um trabalho de pesquisa (aspecto científico), se envolve em uma série de atividades (aspectos sociais) que dão condições para uma formação com padrões científicos, técnicos e éticos, nas diversas áreas de conhecimento.

Que atividades o grupo desenvolve?

  • Leituras e Seminários;
  • Grupos de discussão sobre temas relevantes para a formação acadêmica;
  • Atividades que visam o aperfeiçoamento da linguagem escrita, como elaboração de artigos científicos;
  • Organização de eventos, palestras e capacitações no âmbito do programa e participação em atividades análogas dentro ou fora da instituição;
  • Estudo de, pelo menos, um idioma estrangeiro;
  • CinePET (exibição de filmes).
  • Visitas técnicas.
  • Viagens aos eventos regionais (JOPARPET e SULPET) e nacionais (ENAPET) do Programa de Educação Tutorial;

O que o grupo fornece aos seus integrantes?

Formação acadêmica ampla, evitando a especialização precoce e/ou aprofundamento em uma ou mais disciplinas e realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão fora do âmbito da IES. Interdisciplinaridade, que é fundamental para uma formação acadêmica condizente com o estágio atual de desenvolvimento da ciência. Atuação coletiva, envolvendo a realização de atividades conjuntas pelos bolsistas que cursam diferentes níveis de graduação. As atividades de um grupo PET são planejadas de forma a manter um equilíbrio entre a participação individual e coletiva dos seus membros. Interação contínua entre os bolsistas e os corpos discente e docente do curso de graduação e de programas de pós-graduação, que é muito importante para um bom desempenho de um grupo PET. Planejamento e execução de um programa diversificado de atividades.

O que o grupo oferece para graduação?

O grupo trabalha diretamente para a melhoria do curso de graduação, promovendo seminários de temas interessantes e relavantes para a graduação, atuando junto ao corpo discente e docente em diversas atividades, quebrando a barreira entre os diversos anos do curso, promovendo atividades que integram e divertem. Desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso. Atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas ideias e práticas entre o conjunto dos alunos do curso.

Qual é a concepção filosófica do Grupo?

Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo.

O Programa visa complementar, portanto, a perspectiva convencional da educação escolar, que é centrada principalmente na memorização paciva de fatos e informações, e auxiliar os estudantes a se tornarem cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.

Nos grupos PET, o tutor é o responsável perante a IES e a SESu/MEC, pelo planejamento e supervisão das atividades bem como pelo desempenho do Grupo sob sua orientação, contando com a indispensável colaboração de outros docentes da IES, para o desenvolvimento de suas ações. Cabe a ele orientar os bolsistas no caminho de uma aprendizagem segura, relevante, ativa, planejada e adequada ás necessidades do Grupo como um todo e de cada um de seus integrantes, em particular.