+

Curso

Estrutura Curricular

Os cursos de Mestrado e de Doutorado do PCC compreendem atividades acadêmicas em disciplinas e atividades de pesquisa que levem à apresentação e à defesa de dissertação ou tese.

O PCC exigirá a integralização de no mínimo 24 créditos para o curso de Mestrado e de no mínimo 36 créditos para o curso de Doutorado, em disciplinas obrigatórias, eletivas e em demais atividades previstas. Cada unidade de crédito corresponde a 15 horas-aula.

Regulamento do Curso

Informações sobre o regulamento do curso podem ser obtidas na  Resolução nº 092/2017-CI/CTC (turmas de 2 de 2017 a 2019) e para turmas a partir de 2020 ver Resoluções nº 020/2020-CTC e nº 043/2020-CI/CTC.

Coordenação


Linhas de Pesquisa


 

Inteligência Computacional

Esta linha envolve pesquisa de técnicas de inteligência computacional para desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão aplicados em problemas reais, abrangendo: computação evolutiva, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, processamento de imagem, algoritmos bio-inspirados, visão computacional, otimização aplicada, lógica nebulosa, reconhecimento de padrões, pesquisa operacional, deep learning, sistemas de recomendação, personalização de sites Web e mineração de dados da Web. 

Docentes

 

Sistemas de Computação

Esta linha envolve de forma conjunta o estudo e o desenvolvimento de algoritmos e arquiteturas para apoiar a criação de sistemas de computação. A linha abrange os contextos de Internet das Coisas (IoT), redes de sensores sem fio, redes de computadores, sistemas embarcados, robótica (modelagem, controle e navegação), programação paralela, arquitetura de computadores, compiladores, linguagens de programação e metodologias de ensino-aprendizagem usando robótica. 

Docentes

 

Engenharia de Sistemas de Software

Esta linha envolve investigações sobre técnicas de apoio à produção de software, enfatizando a melhoria da qualidade de produtos e de processos. A linha tem como objetivo fornecer ao pesquisador um sólido conhecimento técnico em Engenharia de Software, capacitando-o a analisar, propor soluções e gerenciar o processo de construção e adoção de sistemas informatizados em ambiente de trabalho, ensino e aprendizagem. Esta linha abrange métodos avançados de engenharia de software, linha de produto e de processo de software, engenharia de software baseada em evidência, educação em engenharia de software, desenvolvimento distribuído de software, desenvolvimento de software livre, gerência de projetos de software, melhoria de processo de software, mineração de repositórios de software e engenharia de software baseada em busca. 

Docentes