XLII SBPO

Mensagem do Presidente

O XLII SBPO será realizado mais uma vez na Serra Gaúcha, por iniciativa dos nossos colegas da Universidade Federal de Santa Maria, que já nos acolheram brilhantemente, em Gramado, cinco anos atrás. O SBPO continua crescendo em quantidade e qualidade com quase quatrocentos trabalhos completos e cem pôsteres submetidos este ano. Nosso agradecimento ao corpo de revisores e, especialmente, ao Comitê de Programa do Simpósio, por levarem a termo, em curtíssimo prazo, a tarefa de avaliar criteriosamente essa enorme massa de trabalhos.

O Simpósio terá a sua forma habitual, incluindo, além das sessões técnicas, duas mesas-redondas, quatro excelentes minicursos e sete conferências de palestrantes altamente qualificados. Este ano temos, como no ano passado, sessões dirigidas, onde as comunicações são preparadas a convite de um especialista. Para uma delas convidamos os nossos queridos colegas Daniel Aloise e Eduardo Saliby para apresentarem trabalhos recentemente premiados pela comunidade internacional.

Como já se vem tornando tradição, a SOBRAPO estará escolhendo este ano um trabalho para ser premiado como o melhor trabalho apresentado no simpósio. Do mesmo modo estaremos oferecendo mais uma vez o nosso Prêmio de Iniciação Científica.

Dentre os relatórios de iniciação científica submetidos cinco foram selecionados para apresentação e um autor de cada um teve suas despesas pagas para apresentá-lo no Simpósio. Eventos como o SBPO são ocasião não apenas para congregar pesquisadores, mas, também para atrair os jovens para a pesquisa científica. Com as limitações que as deficiências do nosso sistema educacional criam para a formação de competências para a investigação científica, é extremamente importante o esforço que fazemos para colocar ao alcance dos estudantes a possibilidade de se encaminharem para uma carreira na pesquisa.

Passando a um âmbito mais geral, verificamos que o Brasil passa por um ano eleitoral. A agenda dos principais candidatos prioriza programas sociais. A proteção aos direitos coletivos, destacando-se os ambientais, ganha importância em todo o planeta. Nesse contexto aumenta o valor de se desenvolverem parâmetros objetivos para a avaliação da gestão pública. Este é um campo de responsabilidade da P. O.

Servindo ao desempenho do nosso papel nesse contexto, insere-se a nova revista da SOBRAPO, Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (PODes), que veio juntar-se à partir de 2009 à Pesquisa Operacional, nossa tradicional revista de crescente penetração internacional. Agradecemos ao Professor Antonio Fernando Branco Costa ter aceitado o convite da Diretoria da SOBRAPO para a função de editor da PODes durante este seu segundo ano. Todos os números já publicados dos dois primeiros volumes desta revista estão disponíveis para livre acesso na Internet em www.podesenvolvimento.org.br. Conclamamos toda a nossa comunidade a contribuir para o seu fortalecimento.

Boas vindas a todos os participantes e nossa certeza de que o Simpósio atingirá o seu objetivo de ser mais uma vez um encontro agradável, produtivo e intelectualmente estimulante.

Annibal Parracho Sant’Anna

Presidente da SOBRAPO

© 2010 SOBRAPO - XLII SBPO - Bento Gonçalves, RS