UEM

Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Informática
SysBus

Sistema Computacional de Apoio à Decisão para o Planejamento Operacional de Transporte Público

Origem do sistema

O planejamento de escala de veículos e condutores (motorista e cobrador) é uma atividade complexa e relevante a nível operacional de uma empresa de transporte coletivo urbano. Como resultado dessa atividade, para cada veículo é associado um conjunto de viagens e cada condutor recebe uma escala diária de trabalho. Esse planejamento realizado de forma eficiente reflete numa redução de custos operacionais. Considerando a importância desse problema, os professores/pesquisadores do Departamento de Informática da UEM, desenvolveram um sistema computacional de apoio à decisão para auxiliar no planejamento de escalas de veículos e condutores de empresas de transporte coletivo urbano. O sistema, denominado SysBus, é um software resultante de pesquisas sobre algoritmos e modelos matemáticos de otimização de escalas, desenvolvido por professores/pesquisadores da UEM.
 
Resultados do Sistema

O SysBus é capaz de gerar automaticamente as escalas de trabalho tanto para os veículos como para os condutores de uma empresa de transporte público por ônibus. O SysBus pode responder a uma série de questões que são comuns em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. Como por exemplo:

O sistema

O protótipo do sistema foi implementado para Windows no qual são mantidos os dados da rede viária, frota de veículos, condutores, linhas (e seus horários) e regulamentações trabalhista e da empresa. Além, é claro, das escalas para os veículos e condutores.

Interfaces do sistema para os dados da rede viária, das linhas e horários de viagens.

Para resolver o problema de escala de veículos e condutores foram desenvolvidos sofisticados algoritmos que são capazes de gerar as escalas em questão de minutos. O objetivo dos algoritmos é construir escalas de trabalho de forma que maximize a eficiência de utilização dos condutores e veículos, cobrindo todas as viagens a serem realizadas.
 
 


Escalas geradas automaticamente pelo sistema.


Vantagens do Sistema

Na maioria das empresas de transporte a construção de escala de veículos e condutores é resolvida manualmente. Na maioria das empresas os sistemas computacionais são utilizados apenas para armazenar dados e gerarem relatórios. Neste sentido, um sistema computacional que agregue uma metodologia de otimização para o problema, traz benefícios tanto para a empresa como para os condutores e à população.

Para a empresa

  1. O primeiro impacto que a empresa pode sentir com esse tido de sistema é a redução dos custos operacionais. Há casos de sistemas semelhantes aplicados em empresas canadenses resultando numa economia de aproximadamente U$2 bilhões por ano, considerando apenas a escala de condutores. Já no Brasil temos casos de redução de até 12% dos custos operacionais. A economia é resultante da redução de frota, combustível, manutenção, salários e ações trabalhistas.
  2. Ao contrário das escalas geradas manualmente, que demandam um trabalho extremamente complexo e custoso, o sistema computacional fornece mais flexibilidade e agilidade para resolver os problemas de escalas.
  3. Esse tipo de sistema viabiliza estudos de implantação de novas linhas, ou a alteração/exclusão de linhas existentes. Num curto período de tempo a empresa tem condições de analisar o impacto nos custos operacionais com a alteração do quadro de linhas.
  4. A empresa pode oferecer melhores serviços de atendimento à população, uma vez que o sistema pode gerar planos de atendimento da demanda mais confiáveis dentro das disponibilidades da empresa.
  5. Esse tipo de sistema pode ser utilizado como ferramenta para avaliar o impacto decorrente de decisões tomadas no planejamento tático e estratégico da empresa, permitindo com isso ganhos que extrapolam o aspecto operacional.
Para os condutores
  1. Os condutores são beneficiados através do recebimento de escalas de trabalho de melhor qualidade, pois o sistema pode gerar escalas de forma que todas as regras de trabalho sejam obedecidas, tais como, limites da jornada de trabalho, realização de horas-extras, intervalo de descanso, entre outros aspectos. Este, também, é um aspecto positivo para a empresa, evitando que futuramente recebam ações trabalhistas de indenização pelo não cumprimento de regulamentações trabalhistas.
  2. Outra situação, na qual a aplicação do sistema apresenta sua importância, corresponde aos casos de negociação trabalhista, já que possibilita uma maior agilidade e objetividade por parte das empresas na avaliação das propostas sindicais.
Para a população
  1. Para o passageiro, a utilização de sistemas computacionais, por parte das empresas, poderá resultar, diretamente, em ganhos qualitativos. A utilização de sistemas de informação automatizados, faz com que as empresas adquiram uma maior agilidade na elaboração de seus planos operacionais, aumentado, com isto, a capacidade de adequarem a sua oferta de serviço à demanda.
  2. Outro aspecto qualitativo importante é a possibilidade de se aumentar a confiabilidade do sistema, tendo em vista a maior organização do mesmo.
  3. O sistema pode minimizar os eventuais atrasos causados pelas apertadas escalas geradas manualmente.
  4. Com um planejamento otimizado há possibilidade da empresa oferecer mais serviços nos horários críticos de maior demanda.
  5. Como já mencionado, a população pode ser beneficiada com o oferecimento de novas linhas de transporte, uma vez que o sistema oferece um suporte para a empresa estudar o impacto financeiro com a implantação de novas linhas.
  6. Como o sistema contribui para a redução dos custos operacionais da empresa, há, portanto, possibilidade da empresa repassar a redução dos custos de operação para as tarifas de transporte.
Prof. Ademir Aparecido Constantino

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Texto produzido em 29/10/2001.