Sistema Computacional
de Apoio à Decisão para o Planejamento Operacional de Transporte
Público
Origem
do sistema
O planejamento de escala de veículos e condutores
(motorista
e cobrador) é uma atividade complexa e relevante a nível
operacional de uma empresa de transporte coletivo urbano. Como resultado
dessa atividade, para cada veículo é associado um conjunto
de viagens e cada condutor recebe uma escala diária de trabalho.
Esse planejamento realizado de forma eficiente reflete numa redução
de custos operacionais. Considerando a importância desse problema,
os professores/pesquisadores do Departamento de Informática da UEM,
desenvolveram um sistema computacional de apoio à decisão
para auxiliar no planejamento de escalas de veículos e condutores
de empresas de transporte coletivo urbano. O sistema, denominado SysBus,
é um software resultante de pesquisas sobre algoritmos e modelos
matemáticos de otimização de escalas, desenvolvido
por professores/pesquisadores da UEM.
Resultados
do Sistema
O SysBus é capaz de gerar automaticamente
as escalas de trabalho tanto para os veículos como para os condutores
de uma empresa de transporte público por ônibus. O SysBus
pode responder a uma série de questões que são comuns
em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. Como por
exemplo:
quantos veículos são necessários;
quais as viagens que devem ser realizadas por veículo;
quando e onde cada veículo deve abastecer;
quantos condutores são necessários;
quando começa e termina cada turno de trabalho dos
condutores;
quais os dias de trabalho e os dias de folga de cada condutor;
quais as viagens que cada condutor deve cumprir em cada dia
sobre o período de planejamento;
qual é o impacto resultante de modificações,
inserções e/ou remoções de linhas de transporte.
O
sistema
O protótipo do sistema foi implementado para Windows
no qual são mantidos os dados da rede viária, frota de veículos,
condutores, linhas (e seus horários) e regulamentações
trabalhista e da empresa. Além, é claro, das escalas para
os veículos e condutores.
Interfaces do sistema para os dados da rede viária, das linhas
e horários de viagens.
Para resolver o problema de escala de veículos
e condutores foram desenvolvidos sofisticados algoritmos que são
capazes de gerar as escalas em questão de minutos. O objetivo dos
algoritmos é construir escalas de trabalho de forma que maximize
a eficiência de utilização dos condutores e veículos,
cobrindo todas as viagens a serem realizadas.
Escalas geradas automaticamente pelo sistema.
Vantagens
do Sistema
Na maioria das empresas de transporte a construção
de escala de veículos e condutores é resolvida manualmente.
Na maioria das empresas os sistemas computacionais são utilizados
apenas para armazenar dados e gerarem relatórios. Neste sentido,
um sistema computacional que agregue uma metodologia de otimização
para o problema, traz benefícios tanto para a empresa como para
os condutores e à população.
Para a empresa
O primeiro impacto que a empresa pode sentir com esse tido
de sistema é a redução dos custos operacionais. Há
casos de sistemas semelhantes aplicados em empresas canadenses resultando
numa economia de aproximadamente U$2 bilhões por ano, considerando
apenas a escala de condutores. Já no Brasil temos casos de redução
de até 12% dos custos operacionais. A economia é resultante
da redução de frota, combustível, manutenção,
salários e ações trabalhistas.
Ao contrário das escalas geradas manualmente, que
demandam um trabalho extremamente complexo e custoso, o sistema computacional
fornece mais flexibilidade e agilidade para resolver os problemas de escalas.
Esse tipo de sistema viabiliza estudos de implantação
de novas linhas, ou a alteração/exclusão de linhas
existentes. Num curto período de tempo a empresa tem condições
de analisar o impacto nos custos operacionais com a alteração
do quadro de linhas.
A empresa pode oferecer melhores serviços de atendimento
à população, uma vez que o sistema pode gerar planos
de atendimento da demanda mais confiáveis dentro das disponibilidades
da empresa.
Esse tipo de sistema pode ser utilizado como ferramenta para
avaliar o impacto decorrente de decisões tomadas no planejamento
tático e estratégico da empresa, permitindo com isso ganhos
que extrapolam o aspecto operacional.
Para os condutores
Os condutores são beneficiados através do recebimento
de escalas de trabalho de melhor qualidade, pois o sistema pode gerar escalas
de forma que todas as regras de trabalho sejam obedecidas, tais como, limites
da jornada de trabalho, realização de horas-extras, intervalo
de descanso, entre outros aspectos. Este, também, é um aspecto
positivo para a empresa, evitando que futuramente recebam ações
trabalhistas de indenização pelo não cumprimento de
regulamentações trabalhistas.
Outra situação, na qual a aplicação
do sistema apresenta sua importância, corresponde aos casos de negociação
trabalhista, já que possibilita uma maior agilidade e objetividade
por parte das empresas na avaliação das propostas sindicais.
Para a população
Para o passageiro, a utilização de sistemas
computacionais, por parte das empresas, poderá resultar, diretamente,
em ganhos qualitativos. A utilização de sistemas de informação
automatizados, faz com que as empresas adquiram uma maior agilidade na
elaboração de seus planos operacionais, aumentado, com isto,
a capacidade de adequarem a sua oferta de serviço à demanda.
Outro aspecto qualitativo importante é a possibilidade
de se aumentar a confiabilidade do sistema, tendo em vista a maior organização
do mesmo.
O sistema pode minimizar os eventuais atrasos causados pelas
apertadas escalas geradas manualmente.
Com um planejamento otimizado há possibilidade da
empresa oferecer mais serviços nos horários críticos
de maior demanda.
Como já mencionado, a população pode
ser beneficiada com o oferecimento de novas linhas de transporte, uma vez
que o sistema oferece um suporte para a empresa estudar o impacto financeiro
com a implantação de novas linhas.
Como o sistema contribui para a redução dos
custos operacionais da empresa, há, portanto, possibilidade da empresa
repassar a redução dos custos de operação para
as tarifas de transporte.