Características, vantagens e desvantagens
Garry Kasparov X Deep Blue
 
 
 
 
O cérebro
O processador
34 anos, 68 quilos, 10 bilhões de neurônios
8 anos, 1,4 toneladas, 512 processadores de silício
Consome 200 calorias por horas
Consome 846 watts/hora de energia
Usa 10% do Cérebro quando joga
Usa 33% da capacidade de processamento
Examina três a cinco jogadas por segundo
Examina 200 milhões de jogadas por segundo
Pode mudar de estratégia no decorrer da partida e aprender com seus erros e acertos
É inflexível, não pensa e pode cometer o mesmo erro centenas de vezes no mesmo jogo 
Corre o risco de se intimidar, distrair-se ou ficar nervoso
Nunca esquece as jogadas e não pode ser intimidado
Pode descobrir e explorar as fraquezas do adversário
Não analisa nem aprende com o jogo do adversário
Por intuição, descarta as jogadas inúteis
Examina todas as possibilidades, mesmo as ilógicas. 
Pode reproduzir-se, mora com a mãe e tem um filho de 6 meses 
Não pode reproduzir-se e mora num laboratório em Nova York
Processa de forma analógica
Processa de forma digital 
Possui memória distribuída
Possui memória endereçada
Não possui um controlador central
Possui um conjunto de processadores comandando suas operações
Tem processamento paralelo legítimo
Tem processamento cooperativo  de seus múltiplos processadores
Possui "bom senso"
Não possui "bom senso"
Possui consciência de vitória/derrota e reações relacionadas com estes eventos
Não possui consciência de vitória/derrota e nem reações relacionadas com estes eventos (teoricamente)
A perca de um neurônio não implica (necessariamente) na degeneração da informação
A perca de um bit pode implicar na degeneração da informação