+

O Departamento

O Departamento de Informática (DIN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já está consolidado como um pólo de geração e disseminação de conhecimento na área de Tecnologia da Informação.

Missão

Nossa missão é de atender as principais necessidades tecnológicas na área de tecnologia da informação, em consonância com as demandas sociais deste segmento, preparando mão de obra especializada em TI. Este departamento agrega docentes com o objetivo comum do ensino da pesquisa e da extensão das áreas da computação e da informática. O DIN tem por finalidade:

  • formar cidadãos éticos, críticos e reflexivos nas áreas de computação e informática;
  • promover, de forma indissociável, o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas da computação e informática; e
  • prestar serviços a comunidade. 

 

Histórico do DIN

 

O DIN foi criado em maio de 1976, conforme Resolução 001/76-REITORIA, como
uma sub-unidade do *Centro de Tecnologia* <http://www.ctc.uem.br/>, logo após a implantação do curso de Processamento de Dados, que teve início em 1975. Na época o curso fazia parte de um programa nacional de formação de um profissional que pudesse contribuir para o crescimento de uma área que estava necessitando de mão-de-obra especializada.

Pioneiro na região, o curso de PD, como era conhecido, logo chamou a atenção e o interesse dos estudantes. Inicialmente, os profissionais recém-formados ocupavam postos de trabalho em Curitiba e São Paulo, cidades com mercado atraente.

Com o crescimento das oportunidades na região, o DIN optou pela criação do curso de Ciência da Computação, um curso de bacharelado, mais abrangente do que o curso de tecnólogo, em período integral. No final de 1987, o Conselho Universitário aprovou a criação do curso de Ciência da Computação, mas a implantação se deu no segundo semestre do ano de 1988 com a oferta de 40 vagas.
 
Em 2009, o curso passou por um extenso trabalho de revisão do currículo, visando a inserir na graduação o estudo dos avanços da ciência e da tecnologia ocorridos desde a última grande reforma curricular, de 1994, e das demandas do mercado de trabalho. Uma segunda revisão curricular foi feita no final de 2017. 

Em 1991, foi criado o grupo PET Informática, com a missão de proporcionar ao aluno uma formação acadêmica e cidadã por meio de atividades envolvendo a tríade ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a melhoria dos cursos de graduação. 

Em 1997 o DIN criou o curso de Bacharelado em Informática, no período noturno, em substituição ao curso de Tecnólogo em Processamento de Dados que foi paulatinamente extinto. O Conselho Universitário aprovou a criação do curso no final de 1997 e a primeira turma teve início em 1998. O curso de Bacharelado em Informática se voltou para a formação de desenvolvedores de software, procurando atender as necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional. O curso de Bacharelado em Informática também passou por revisões curriculares em 2009 e 2017.

Além dos cursos de Ciência da Computação e de Informática, o DIN também contribui com cerca de 10 outros cursos de graduação da UEM com disciplinas na área de computação e formou 10 turmas no curso de Especialização em Desenvolvimento para Web, que foi criado em 2002. 

Também em 2002, com o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos e atuar na pesquisa em Informática, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC), com a oferta do mestrado. Nos últimos anos, o PCC tem apresentado um incremento significativo na produção científica, sendo que no último quadriênio foi avaliado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4, levando também a aprovação do curso de doutorado em 2019 e a abertura da primeira turma em 2021.
 
Em 2009, o DIN passou a contar com um novo edifício, no bloco C-56, que reúne um total de mais de 3.400 metros quadrados de área construída. A infra-estrutura conta com um Data Center, salas de projeção, laboratórios de informática, salas para os centros acadêmicos de Ciência da Computação e Informática, PET, salas de professores, secretarias da graduação e pós-graduação, um anfiteatro, laboratórios de pesquisa, entre outros.

Outros textos que contam um pouco da história do DIN:

TANIA FATIMA CALVI TAIT, *35 anos de ensino de Informática na UEM*
 
 

Chefes e Vice-chefes do DIN

Abaixo os nomes dos servidores docentes, que exerceram/exercem os cargos de chefe e vice-chefe do Departamento de Informática:

 

2019 a 2020:
Chefe:Josiane Melchiori Pinheiro
Chefe Adjunto: André Barbosa Verona
2018 a 2019:
Chefe: Heloise Manica Paris Teixeira 
Chefe Adjunta: Josiane Melchiori Pinheiro
2016 a 2018:
Chefe: Dante Alves Medeiros Filho
Chefe Adjunto: Elvio João Leonardo
2014 a 2016:
Chefe: Dante Alves Medeiros Filho
Chefe Adjunto: Elvio João Leonardo
2012 a 2014:
Chefe: Flávio Arnaldo Braga da Silva
Chefe Adjunta: Heloise Manica Paris Teixeira
2010 a 2012:
Chefe: Tânia Fátima Calvi Tait
Chefe Adjunto: Flávio Arnaldo Braga da Silva
Chefe Adjunta: Maria Madalena Dias (29/06/2010 a 01/12/2010)
2008 a 2010:
Chefe: Tânia Fátima Calvi Tait
Chefe Adjunto: Donizete Carlos Bruzarosco
2006 a 2008:
Chefe: Wesley Romão
Vice-Chefe: Donizete Carlos Bruzarosco
2004 a 2006:
Chefe: Wesley Romão
Vice-Chefe: Ademir Aparecido Constantino
2002 a 2004:
Chefe: Itana Maria de Souza Gimenes
Vice-Chefe: Wesley Romão
2000 a 2002:
Chefe: José Tarcísio Pires Trindade
Vice-Chefe: Ademir Aparecido Constantino
1998 a 2000:
Chefe: Airton Marco Polidório
Vice-Chefe: Ademir Carniel
1997 a 1998:
Chefe: Wesley Romão
Vice-Chefe: Sandra Ferrari Pires Trindade
1996 a 1997:
Chefe: Carlos Benedito Sica de Toledo
Vice-Chefe: Sandra Ferrari Pires Trindade